Cultura Brasileira: no ar desde 1998

De fato, vivemos em tempos sombrios…

 

“Wirklich, ich lebe in finsteren Zeiten!” – Bertolt Brecht, 1938

 

"Pensad lo que sería el mundo todo escuela de blancos para blancos,

el mundo todo Rock y todo Little, el mundo todo yanqui, todo Faubus...

Pensad por un momento, imaginadlo un solo instante."

Little Rock – Nicolas Guillén, 1958

Versão integral aqui

         Desde meados da década de 30 do século XX não se vivia e vivenciava um tempo tão ideologicamente marcado, com uma forma de mentalidade tão poderosa, hegemônica e silenciadora de todas as formas racionais de encaminhamento dos processos mentais que se tornou comum dizer que “vivemos um tempo sem ideologia”.

          A Ideologia do Mundo Contemporâneo, particularmente forte nos EUA e seus satélites assim como na Europa se manifesta a partir de dois eixos principais no encaminhamento de todo o processo político, econômico e social:

1 – Devoção total ao Mercado de Capitais.

2 – Considerações Sociais tão exaltadas na Propaganda quanto tendentes a zero na prática política dos povos.

3 – Qualquer alternativa e esse tipo de encaminhamento rapinante e Ideologicamente Poderoso fica, liminarmente, desconsiderado, não é sequer compreendido e se insistirá ad nauseam em irracionalismos pífios feitos de slogans e lugares-comuns como este mais famoso: "depois da Queda do Muro de Berlim..." Ficam os Trabalhadores do Mundo PROIBIDOS, IMPEDIDOS de sequer pensar em alternativas humanizantes à Ideologia Dominante no mais sombrio dos tempos desde a década de 30 do século passado.

  

 

 
 
 

 

 

ATENDENDO A PEDIDOS, tentamos iniciar um debate, conversar sobre alternativas para a política eleitoral de encaminhamento corrupto e não confiável praticado em nossas terras (neste link), mas esbarramos numa barreira aparentemente intransponível.

Houve, por um lado, quem compreendesse a proposta (em suma: CHEGA DE PERDER TEMPO CRITICANDO A RAPINA DOS MERCADORES E BANQUEIROS, VAMOS, NÓS MESMOS, ARREGAÇAR AS MANGAS E GOVERNAR ESSE PAÍS ACÉFALO HÁ TANTO TEMPO!) A CONSTRUIR!) Dentre estes, alguns a consideram séria, contudo optaram por silenciar-se a respeito (!?). Esbarramos, quiçá, num Grande Medo ou num Grande Conformismo...

A maioria dos que, de uma forma ou de outra, entraram em contato, simplesmente não compreenderam. Quer porque a dinâmica de seus cotidianos os impeça de ler um texto mais longo, embasado e profundo mas, ainda assim, optaram por discordar. Um cidadão, embora confesse não ter lido, discorda liminarmente do que considera, por algum irracionalismo peculiar à sua forma particular de idiossincrasia que todos temos as nossas, "ser uma proposta de retorno à Ditadura Militar". Fica perdoado por escrever bobagem pois confessa que emite esta opinião sem contudo haver-se dado ao trabalho de ler a proposta. Quem tem a capacidade de me dizer "não li e não gostei" não se esforça por merecer meu respeito...

Uma moça simpática, cheia de simpatias estéticas por foices, martelos e retratos de Stálin, antes mesmo de ler, diz pugnar uma forma de encaminhamento [para mim, pelo menos] nova no marxismo e que eu entendi como "imobilismo revolucionário", seja o que for que isso signifique. Tem Medo Pânico de "forçar" nossos compatriotas a "lutar". Desconfio que não tenha lido tampouco, por isso não compreendeu e também está, claro, perdoada! Ninguém quer "forçar" e ninguém quer "lutas", minha proposta gira precisamente em torno de INTERROMPER O MASSACRE CONTRA O HUMANO que estamos sofrendo.

Em síntese, estamos, daqui do Tártaro, mergulhados entre pessoas que estão mais ou menos nas seguintes categorias:

Há as que compreendem a proposta mas preferem não agir, contentam-se em rebaixar-se ao nível intelectual e moral daqueles a quem criticam mas se recusam a participar de algo produtivo, contentam-se em reclamar da mesma maneira furiosa com que os desmandos nos vêm tratando. Atitude irracional em grau superlativo, infelizmente majoritária...

Há contudo aquelas que não compreendem (a maioria, infelizmente, que a Educação no Brasil vai muito mal; tanto a Educação Formal quanto a própria Educação Familiar básica - que outrora ensinava aquelas coisas básicas de cortesia e amabilidade no trato humano...). Estas têm a minha simpatia, a minha paciência e o meu perdão com a condição de mudarem de postura: VAMOS ARREGAÇAR AS MANGAS AÍ, GENTE! Chega de repetir as mesmas bobagens que nos falam - e no mesmo e baixo nível que usam para conosco, o que é pior - e partamos a construir algo. A começar por identificar OS MELHORES BRASILEIROS EM TODOS OS CAMPOS DE ATIVIDADE E CRIARMOS UM COMITÊ DE SALVAÇÃO PÚBLICA. ISSO É EMERGENCIAL!

Num momento bastante triste e deprimido com essa situação escabrosa toda, pensei com os meus botões: se é para não me entenderem, vamos dar-lhes motivos: se é para não ser compreendido, prefiro, nesta Nação de Monoglotas que passou a ter aversão aos Intelectuais, fornecer os devidos motivos.

 

Es ist zu sagen: um nur von wenigen verstanden werden, wähle Ich JETZT die Deutsche Sprache! Kopf hoch - Mehr Fremdsprachen zu kommen ;) 

 

 
An die Nachgeborenen - Bertolt Brecht (Aufnahme 1939)



I

Wirklich, ich lebe in finsteren Zeiten!
Das arglose Wort ist töricht. Eine glatte Stirn
Deutet auf Unempfindlichkeit hin. Der Lachende
Hat die furchtbare Nachricht
Nur noch nicht empfangen.
Was sind das für Zeiten, wo
Ein Gespräch über Bäume fast ein Verbrechen ist.
Weil es ein Schweigen über so viele Untaten einschließt!
Der dort ruhig über die Straße geht
Ist wohl nicht mehr erreichbar für seine Freunde
Die in Not sind?
Es ist wahr: ich verdiene noch meinen Unterhalt
Aber glaubt mir: das ist nur ein Zufall. Nichts
Von dem, was ich tue, berechtigt mich dazu, mich sattzuessen.
Zufällig bin ich verschont. (Wenn mein Glück aussetzt, bin ich verloren.)
Man sagt mir: iß und trink du! Sei froh, daß du hast!
Aber wie kann ich essen und trinken, wenn
Ich dem Hungernden entreiße, was ich esse, und
Mein Glas Wasser einem Verdurstenden fehlt?
Und doch esse und trinke ich.
Ich wäre gerne auch weise.
In den alten Büchern steht, was weise ist:
Sich aus dem Streit der Welt halten und die kurze Zeit
Ohne Furcht verbringen
Auch ohne Gewalt auskommen
Böses mit Gutem vergelten
Seine Wünsche nicht erfüllen, sondern vergessen
Gilt für weise.
Alles das kann ich nicht:
Wirklich, ich lebe in finsteren Zeiten!


II

In die Städte kam ich zur Zeit der Unordnung
Als da Hunger herrschte.
Unter die Menschen kam ich zu der Zeit des Aufruhrs
Und ich empörte mich mit ihnen.
So verging meine Zeit
Die auf Erden mir gegeben war.
Mein Essen aß ich zwischen den Schlachten
Schlafen legte ich mich unter die Mörder
Der Liebe pflegte ich achtlos
Und die Natur sah ich ohne Geduld.
So verging meine Zeit
Die auf Erden mir gegeben war.
Die Straßen führten in den Sumpf zu meiner Zeit.
Die Sprache verriet mich dem Schlächter.
Ich vermochte nur wenig. Aber die Herrschenden
Saßen ohne mich sicherer, das hoffte ich.
So verging meine Zeit
Die auf Erden mir gegeben war.
Die Kräfte waren gering. Das Ziel
Lag in großer Ferne
Es war deutlich sichtbar, wenn auch für mich
Kaum zu erreichen.
So verging meine Zeit
Die auf Erden mir gegeben war.

III

Ihr, die ihr auftauchen werdet aus der Flut
In der wir untergegangen sind
Gedenkt
Wenn ihr von unseren Schwächen sprecht
Auch der finsteren Zeit
Der ihr entronnen seid.

Gingen wir doch, öfter als die Schuhe die Länder wechselnd
Durch die Kriege der Klassen, verzweifelt
Wenn da nur Unrecht war und keine Empörung.

Dabei wissen wir doch:
Auch der Haß gegen die Niedrigkeit
verzerrt die Züge.
Auch der Zorn über das Unrecht
Macht die Stimme heiser. Ach, wir
Die wir den Boden bereiten wollten für Freundlichkeit
Konnten selber nicht freundlich sein.

Ihr aber, wenn es so weit sein wird
Daß der Mensch dem Menschen ein Helfer ist
Gedenkt unserer
Mit Nachsicht.

 

An die Nachgeborenen - Bertolt Brecht (Aufnahme bei Lazaro Chaves 2014)



I

Wirklich, ich lebe in finsteren Zeiten!
Das arglose Wort ist töricht. Eine glatte Stirn
Deutet auf Unempfindlichkeit hin. Der Lachende
Hat die furchtbare Nachricht
Nur noch nicht empfangen.
Was sind das für Zeiten, wo
Ein Gespräch über Bäume fast ein Verbrechen ist.
Weil es ein Schweigen über so viele Untaten einschließt!
Der dort ruhig über die Straße geht
Ist wohl nicht mehr erreichbar für seine Freunde
Die in Not sind?
Es ist wahr: ich verdiene noch meinen Unterhalt
Aber glaubt mir: das ist nur ein Zufall. Nichts
Von dem, was ich tue, berechtigt mich dazu, mich sattzuessen.
Zufällig bin ich verschont. (Wenn mein Glück aussetzt, bin ich verloren.)
Man sagt mir: iß und trink du! Sei froh, daß du hast!
Aber wie kann ich essen und trinken, wenn
Ich dem Hungernden entreiße, was ich esse, und
Mein Glas Wasser einem Verdurstenden fehlt?
Und doch esse und trinke ich.
Ich wäre gerne auch weise.
In den alten Büchern steht, was weise ist:
Sich aus dem Streit der Welt halten und die kurze Zeit
Ohne Furcht verbringen
Auch ohne Gewalt auskommen
Böses mit Gutem vergelten
Seine Wünsche nicht erfüllen, sondern vergessen
Gilt für weise.
Alles das kann ich nicht:
Wirklich, ich lebe in finsteren Zeiten!


II


In die Städte kam ich zur Zeit der Unordnung
Als da Hunger herrschte.
Unter die Menschen kam ich zu der Zeit des Aufruhrs
Und ich empörte mich mit ihnen.
So verging meine Zeit
Die auf Erden mir gegeben war.
Mein Essen aß ich zwischen den Schlachten
Schlafen legte ich mich unter die Mörder
Der Liebe pflegte ich achtlos
Und die Natur sah ich ohne Geduld.
So verging meine Zeit
Die auf Erden mir gegeben war.
Die Straßen führten in den Sumpf zu meiner Zeit.
Die Sprache verriet mich dem Schlächter.
Ich vermochte nur wenig. Aber die Herrschenden
Saßen ohne mich sicherer, das hoffte ich.
So verging meine Zeit
Die auf Erden mir gegeben war.
Die Kräfte waren gering. Das Ziel
Lag in großer Ferne
Es war deutlich sichtbar, wenn auch für mich
Kaum zu erreichen.
So verging meine Zeit
Die auf Erden mir gegeben war.



III


Ihr, die ihr auftauchen werdet aus der Flut
In der wir untergegangen sind
Gedenkt
Wenn ihr von unseren Schwächen sprecht
Auch der finsteren Zeit
Der ihr entronnen seid.

Gingen wir doch, öfter als die Schuhe die Länder wechselnd
Durch die Kriege der Klassen, verzweifelt
Wenn da nur Unrecht war und keine Empörung.

Dabei wissen wir doch:
Auch der Haß gegen die Niedrigkeit
verzerrt die Züge.
Auch der Zorn über das Unrecht
Macht die Stimme heiser. Ach, wir
Die wir den Boden bereiten wollten für Freundlichkeit
Konnten selber nicht freundlich sein.

Ihr aber, wenn es so weit sein wird
Daß der Mensch dem Menschen ein Helfer ist
Gedenkt unserer
Mit Nachsicht.

 

   
 
   
Aos que virão depois de nós
 


I

Eu vivo em tempos sombrios.
Uma linguagem sem malícia é sinal de
estupidez,
uma testa sem rugas é sinal de indiferença.
Aquele que ainda ri é porque ainda não
recebeu a terrível notícia.

Que tempos são esses, quando
falar sobre flores é quase um crime.
Pois significa silenciar sobre tanta injustiça?
Aquele que cruza tranqüilamente a rua
já está então inacessível aos amigos
que se encontram necessitados?

É verdade: eu ainda ganho o bastante para viver.
Mas acreditem: é por acaso. Nado do que eu faço
Dá-me o direito de comer quando eu tenho fome.
Por acaso estou sendo poupado.
(Se a minha sorte me deixa estou perdido!)

Dizem-me: come e bebe!
Fica feliz por teres o que tens!
Mas como é que posso comer e beber,
se a comida que eu como, eu tiro de quem tem fome?
se o copo de água que eu bebo, faz falta a
quem tem sede?
Mas apesar disso, eu continuo comendo e bebendo.


Eu queria ser um sábio.

Nos livros antigos está escrito o que é a sabedoria:
Manter-se afastado dos problemas do mundo
e sem medo passar o tempo que se tem para
viver na terra;
Seguir seu caminho sem violência,
pagar o mal com o bem,
não satisfazer os desejos, mas esquecê-los.
Sabedoria é isso!
Mas eu não consigo agir assim.
É verdade, eu vivo em tempos sombrios!

II

Eu vim para a cidade no tempo da desordem,
quando a fome reinava.
Eu vim para o convívio dos homens no tempo
da revolta
e me revoltei ao lado deles.
Assim se passou o tempo
que me foi dado viver sobre a terra.
Eu comi o meu pão no meio das batalhas,
deitei-me entre os assassinos para dormir,
Fiz amor sem muita atenção
e não tive paciência com a natureza.
Assim se passou o tempo
que me foi dado viver sobre a terra.

III

Vocês, que vão emergir das ondas
em que nós perecemos, pensem,
quando falarem das nossas fraquezas,
nos tempos sombrios
de que vocês tiveram a sorte de escapar.

Nós existíamos através da luta de classes,
mudando mais seguidamente de países que de
sapatos, desesperados!
quando só havia injustiça e não havia revolta.

Nós sabemos:
o ódio contra a baixeza
também endurece os rostos!
A cólera contra a injustiça
faz a voz ficar rouca!
Infelizmente, nós,
que queríamos preparar o caminho para a
amizade,
não pudemos ser, nós mesmos, bons amigos.
Mas vocês, quando chegar o tempo
em que o homem seja amigo do homem,
pensem em nós
com um pouco de compreensão.

Aos que virão depois de nós


I

Eu vivo em tempos sombrios.
Uma linguagem sem malícia é sinal de
estupidez,
uma testa sem rugas é sinal de indiferença.
Aquele que ainda ri é porque ainda não
recebeu a terrível notícia.

Que tempos são esses, quando
falar sobre flores é quase um crime.
Pois significa silenciar sobre tanta injustiça?
Aquele que cruza tranqüilamente a rua
já está então inacessível aos amigos
que se encontram necessitados?

É verdade: eu ainda ganho o bastante para viver.
Mas acreditem: é por acaso. Nado do que eu faço
Dá-me o direito de comer quando eu tenho fome.
Por acaso estou sendo poupado.
(Se a minha sorte me deixa estou perdido!)

Dizem-me: come e bebe!
Fica feliz por teres o que tens!
Mas como é que posso comer e beber,
se a comida que eu como, eu tiro de quem tem fome?
se o copo de água que eu bebo, faz falta a
quem tem sede?
Mas apesar disso, eu continuo comendo e bebendo.


Eu queria ser um sábio.

Nos livros antigos está escrito o que é a sabedoria:
Manter-se afastado dos problemas do mundo
e sem medo passar o tempo que se tem para
viver na terra;
Seguir seu caminho sem violência,
pagar o mal com o bem,
não satisfazer os desejos, mas esquecê-los.
Sabedoria é isso!
Mas eu não consigo agir assim.
É verdade, eu vivo em tempos sombrios!

II

Eu vim para a cidade no tempo da desordem,
quando a fome reinava.
Eu vim para o convívio dos homens no tempo
da revolta
e me revoltei ao lado deles.
Assim se passou o tempo
que me foi dado viver sobre a terra.
Eu comi o meu pão no meio das batalhas,
deitei-me entre os assassinos para dormir,
Fiz amor sem muita atenção
e não tive paciência com a natureza.
Assim se passou o tempo
que me foi dado viver sobre a terra.

III

Vocês, que vão emergir das ondas
em que nós perecemos, pensem,
quando falarem das nossas fraquezas,
nos tempos sombrios
de que vocês tiveram a sorte de escapar.

Nós existíamos através da luta de classes,
mudando mais seguidamente de países que de
sapatos, desesperados!
quando só havia injustiça e não havia revolta.

Nós sabemos:
o ódio contra a baixeza
também endurece os rostos!
A cólera contra a injustiça
faz a voz ficar rouca!
Infelizmente, nós,
que queríamos preparar o caminho para a
amizade,
não pudemos ser, nós mesmos, bons amigos.
Mas vocês, quando chegar o tempo
em que o homem seja amigo do homem,
pensem em nós
com um pouco de compreensão.

 
 

Lázaro Curvêlo Chaves – 15/08/2014

Revisado a 18/09/2015

 

 

 

 

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