Cultura Brasileira: no ar desde 1998

 

Notas sobre o Petismo Religioso

PT/PCdoB/PSOL governam para o Mercado de Capitais

            (...) Después llegaron los vociferantes, llena la boca de jactancia y de proezas salivares(....)

Pablo Neruda (*)

Uma vez que seu discurso não mantém nexo causal com sua ação na política prática (em termos chãos: o governo mente!), é preciso, para mantermos o rigor da análise, verificar, conferir o que fazem, não o que dizem. Nestas notas, somente episodicamente se fará referência ao discurso da propaganda política, vazio e desconectado da realidade. Buscamos primordialmente fazer a análise concreta da situação concreta.

Analisar fria e racionalmente de que maneira os partidos que chefiam o Executivo Nacional no atual governo, assim como os que o apoiam no Legislativo, encaminham suas práticas no cotidiano; eis a nossa ambição nessas notas.

Um Exemplo de como se comporta a esquerda que a direita gosta

Confira aqui Como votaram os Senhores (E SENHORAS!) Parlamentares na trágica noite de 13/05/2015 a MEDIDA PROVISÓRIA Nº 664, QUE SUPRIME E LIMITA UMA SÉRIE DE DIREITOS CONQUISTADOS PELAS LUTAS DOS TRABALHADORES E ESTÁ EM VIGOR DESDE SUA TRAIÇOEIRA PUBLICAÇÃO A 30 DE DEZEMBRO DE 2014

            Justo no 128º Aniversário da Lei Áurea a Câmara dos Deputados aprovou, por maioria simples e apertada, as Medidas Provisórias números 664 e 665, que MEXEM nos Direitos Trabalhistas: reduzem ou dificultam o acesso ao Seguro Desemprego, limita a concessão de Pensão a Viúvas, praticamente abole o Seguro Defeso (que era pago aos pescadores na época da Piracema) e perpetra outras atrocidades contra os mais indefesos contra o crime organizado que se instalou no Brasil.

             O Anão Intelectual e Moral que foi o Chefe da Quadrilha do Mensalão e Mandante dos Desvios de Recursos do Petrolão (preservo o sigilo da fonte, assegurado pela Lei de Imprensa - Lei 5.250/67) segue Ditando como se desgoverna o Brasil segundo os interesses dos Banqueiros e Apostadores na Bolsa. E seus seguidores fanatizados o preferem "à direita". Parece pensarem: "melhor o Lula governar para a direita do que deixar a direita mesmo fazê-lo..." ou alguma outra insânia que entender o pensamento fanático-religioso é realmente muito complicado!

Já não impressiona o quanto Lula, Dilma e seus associados no Crime mintam e agridam a Razão. Impressionante é a Legião de Crentes que criaram!

 

 

"Nuncaantesnessepaiz se fez tanta redistribuição de renda como a que estamos fazendo"

 "Não se consegue, pela Razão, dissuadir de alguém convertido a uma religião sem o uso de suas faculdades racionais; por isso sou contrário à campanha anti-religiosa de Dawkins" - Frans De Waal, Antropólogo e Primatologista

             Pior que a completa mentira é a meia-verdade...

            O PT/PCdoB/PSOL mantém os elevados lucros dos bancos (confira a jactância de Lula da Silva sempre que se refere à elevadíssima lucratividade dos bancos), beneficia as grandes fortunas e os apostadores da bolsa com isenções, mecanismos diversos de benefícios fiscais enquanto os trabalhadores são sacrificados pesadamente com os impostos mais altos do mundo. Pagamos, no Brasil, quase 50% de tudo o que consumimos (arroz, feijão, carne, pão, vestimentas, moradia...) em impostos que são usados de maneira no mínimo excêntrica pelo desgoverno.

            Não é uma completa mentira que se esteja distribuindo renda. É uma meia-verdade: a renda sai dos que a produzem, os trabalhadores, e vai para remunerar o capital, com migalhas para que os miseráveis sejam mantidos na miséria e dependência do governo para fins eleitorais e de apoio irrestrito a todos os seus desmandos. Até por medo: os miseráveis são aterrorizados com a possibilidade de que suas migalhas sejam tiradas! O Projeto de Lei do Senado Federal de nº 448 vem sendo sistematicamente sabotado pelos partidos da base alugada desde que foi apresentado em 2013. Trata de tornar os Programas Sociais Permanentes, ou seja, Política de Estado, qualquer que seja o governo. Não interessa aos que desgovernam perder o controle sobre os miseráveis e a Lei não é sequer encaminhada à votação no Congresso por força do suborno que o governo paga aos congressistas com o recurso do pagador de impostos (implico com a palavra “contribuinte” de algo que nos é “imposto”, prefiro “pagador” para deixar mais claro qual é o assunto de que se está tratando!)

            Sim, sem dúvida há distribuição de rendas no Brasil: dos trabalhadores para os biliardários, com migalhas aos miseráveis.

 

“Os que se opõem ao PT são contra as políticas sociais”

 

            Quem? Quem no gozo de seu juízo perfeito seria contrário a ajudar gente miserável? A crítica Racional que se faz segue três eixos básicos:

1 – Os programas sociais deveriam ser Programas de Estado e não de um partido político que os usa como arma eleitoral!

2 – Idealmente se deveria fazer como nos EUA ao sair da crise provocada pelos banqueiros e apostadores da bolsa em 1929: criar frentes de trabalho e emprego; resgatar a dignidade é muito mais honrado que conceder ajuda governamental: meritória, sim, mas insuficiente e sem apresentar ou possibilitar saída da dependência. Paradoxalmente, ao ajudar, os programas sociais desse governo, encaminhados como são, ajudam um pouco – bem pouco mesmo – contudo, mantém a dependência e não apresentam alternativa honrosa que lhes permita dela se libertar!

3 – O programa no Brasil apelidado de "Bolsa Família" ou "Bôça Familha", como Lula o chama, deriva de uma grande idéia, de um grande projeto Internacional – adotado em diversos Estados e Cidades pelo Mundo Afora – da Renda Básica de Cidadania (Base Income Earth Network). Nas cidades e estados em que o Programa é adotado, concede-se um “cartão-cidadania” a todos os membros da sociedade, dos que frequentam as páginas da Forbes aos que tiram fotocópia do almoço para ter o que ver na hora da janta. Programa obrigatório onde é aplicado, por força de lei, seja qual for o partido que governe. Assim, ficam os cidadãos estimulados a buscar mais, não a se acomodar com o mínimo reféns de governos corruptos e incompetentes como por aqui.

 

Para conhecer os fundamentos que balizam o programa de Renda Básica de Cidadania, visite a página (em inglês) Base Income Earth Network

 

 

"Tiramos o Brasil no Mapa da Fome"

 

            Baixei o “Global Hunger Index” da página do IFPRI – International Food Policy Research Institute – fiquei desconfiado com a onda ufanista que encontrei em praticamente todas as páginas brasileiras e fui até a fonte original.

Rússia, Ucrânia, Arábia Saudita, África do Sul, Brasil, Argentina, Uruguai, Venezuela e México no Mapa da Fome: bons resultados com valores abaixo de 5 numa escala que vai de 0 a 100 (quadro que vem se mantendo inalterado desde meados da década de 90 do século passado, quando o Brasil era governado pelos tucanos...)

 

            O “Índice Global da Fome”, chamado no Brasil de “Mapa da Fome” é produzido pelo Instituto Internacional de Pesquisas de Políticas de combate à Fome (IFPRI), analisa anualmente e em termos comparativos, a posição de cada país num ranking que vai de 0 a 100, sendo que nota zero significa que o país vive uma situação “extremamente alarmante” até os países centrais do capitalismo onde se considera que não há fome. Sei. Bem como o número alarmantemente elevado de excluídos nos EUA não é contabilizado, considera-se que lá, como no Canadá, na Europa e na Austrália “não há fome”. Sei.

Rússia, Ucrânia, Arábia Saudita, África do Sul, Brasil, Argentina, Uruguai, Venezuela e México no Mapa da Fome: bons resultados com valores abaixo de 5 numa escala que vai de 0 a 100 (quadro que vem se mantendo inalterado desde meados da década de 90 do século passado, quando o Brasil era governado pelos tucanos...)

            O Brasil, a Argentina, o México, a Rússia, a África do Sul entre outros estão, no Índice Global da Fome (Mapa da Fome) vem se mantendo com um índice abaixo de 5 na escala que vai de 0 a 100 desde o ano de 1995. Digno de cauteloso e prudente aplauso: a Sétima Economia do Mundo poderia fazer muito melhor do que isso e, nem tucanos, nem petistas o conseguiram. Só melhorou na propaganda oficial de 2003 para cá que, para cúmulo de escárnio, obriga os que o apóiam a repetir o mantra vazio "tiramos o Brasil do Mapa da Fome". Não confere.

            Todos os países do mundo estão no “Índice Global da Fome” ou “Mapa da Fome”. Não é possível “tirar um país do mapa da fome”, por mais que repitam isso ad nauseam, hipnoticamente. O que aconteceu no Brasil foi uma política de Assistência Social aos miseráveis através do programa Bolsa Família que é sim, meritório. Mas a Propaganda que se faz em torno disso é muito maior que as ações levadas a cabo. Com o agravante que perpetua a dependência criando uma cultura que gira em torno de favores Governamentais. Não deveriam ser Governamentais nem mesmo Estatais. Idealmente o programa que inspirou a idéia de associar todas as diferentes bolsas que existiam como Políticas de Estado até 2002 num único cadastro era o da Renda Mínima de Cidadania. Funciona assim: todos os cidadãos do país, desde o mais miserável até os biliardários que aparecem nas capas do Porno Magazine Forbes receberiam um “Cartão Cidadania” que daria direito uma “Renda Mínima de Cidadania” capaz de permitir a seu recebedor se alimentar, morar, vestir-se, etc. A Sétima Maior Economia do Mundo está em tal patamar que isto é perfeitamente factível, estou convencido. Que a disputa entre os seres humanos, se tem de acontecer, se dê em outro patamar que não o do nível mínimo de sobrevivência.

            Acompanhando pelos jornais, li que a idéia foi levada a Lula que a perverteu transformando-a no que ele chama de “Bôça Familha”, o Bolsa Família: um programa assistencialista elaborado no intuito de ser um Programa de Governo atrelando o recebedor do favor Governamental a seu benfeitor e, num país com Voto Compulsório, ficaria facílimo controlar os “beneficiados” com aquelas migalhas, como se viu em todas as campanhas eleitorais de 2004 para cá. Se, ao contrário, todos os cidadãos brasileiros recebessem um “Cartão Cidadania” como uma Política de Estado, garantida a casa, a comida, as roupas, o mínimo para sobreviver a todos os Brasileiros enfim, todos se sentiriam estimulados a buscar mais e ninguém ficaria evitando buscar um emprego (que aliás não se acha) a fim de não perder o “benefício”. Ou, nas palavras do saudoso Luiz Gonzaga em “Vozes da Seca”: “Dar esmola a um homem são, ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão...”.

          Deveríamos disputar entre nós "quem faz mais e faz melhor", não ficar brigando (por vezes com violência) por comida ou moradia.

            Um dado pouco divulgado: tramita no Congresso o PLS - PROJETO DE LEI DO SENADO, Nº 448 de 2013 - que, em suma, torna Permanentes os Programas de Assistência Social como o Bolsa Família, para que não mais possam ser usados como arma de campanhas políticas. O PT, o PCdoB, o PSOL e todos os partidos da Base Alugada vêm sistematicamente sabotando e impedindo a votação daquela medida pois que contraria seus interesses eleitorais. Os parlamentares da base alugada com o dinheiro da corrupção só se preocupam com o bem-estar da nossa gente em seus discursos vazios, sua prioridade absoluta está em seus interesses eleitorais e o PLS 448/2013 segue, até este dia, aguardando ser colocado em pauta e transformado em lei

            Há ainda outro problema com a história do “Mapa da Fome”, o IFPRI compila dados que são fornecidos por todos os governos de todos os países do mundo. No Brasil, não dispomos sequer para uso doméstico de dados confiáveis; os que seguem para o IFPRI e para a ONU são, também, pouco dignos de consideração séria.

 

 

“Atingimos o Pleno Emprego"

Obra de Ficção Política de autoria do arúspice (**) Marcelo Neri, o homem que acabou com o desemprego e a desigualdade social no Brasil. "A Nova Classe Média": todo o brasileiro que consegue manter a temperatura corporal em torno de 37,5 º Celsius é considerado "Classe Média", "Plenamente Empregado" e "Fora da Miséria"

            Segundo Relatório da Organizações das Nações Unidas, o Brasil contunua sendo o país mais desigual da América, com algumas das maiores fortunas do mundo e um número gigantesco de miseráveis - o próprio desgoverno reconhece que há mais de trinta milhões de brasileiros que até hoje estão fora dos programas sociais. Grandes fortunas ao lado de bestial miséria gera violência e toxicomania: quando foi mesmo que você ouviu dizer que um holandês, ou um sueco, matou um adolescente para lhe roubar o tênis e comprar crack? Onde não há desigualdade social a violência contra a pessoa e o patrimônio é menor, quando existe. Insisto: não são casos “inexistentes”; as ocorrências de violência contra a pessoa ou o patrimônio em países de baixa ou nula desigualdade social é, isso sim, raríssima! Já no Brasil, vivemos uma situação violência rural e urbana comparável a áreas conflagradas do mundo como o Oriente Médio!

Para reduzir as taxas de desemprego, primeiro o governo do PT/PCdoB/PSOL comprou parlamentares com o dinheiro do Mensalão (consta nos Autos do Processo no STF) a fim de reduzir direitos trabalhistas obrigando os trabalhadores a jornadas maiores em troca de salários menores: isso diminui um pouco o desemprego. Só um pouco. O restante é diminuído com a ajuda das estatísticas que contrariam a realidade vivida.

Aos miseráveis se deveria criar empregos e devolver a dignidade, não mantê-los como reféns das benemerências de um governo que os mantém na miséria institucionalizada através dos "programas sociais" que não permitem saídas alternativas. É doloroso em grau superlativo ver todos os bares de todas as cidades brasileiras cheias de homens adultos em idade produtiva a explodir seus fígados com cachaça e os jovens com drogas ainda mais pesadas: a desigualdade social gera a violência e a toxicologia. É vergonhoso ver que petistas religiosos se incapacitam de verificar a realidade e conseguem amealhar até o voto dos desesperados, embriagados e drogados naqueles bares, sempre dispostos a acreditar nas promessas jamais cumpridas de melhoras em suas condições existenciais.

            Não tem problema, o desgoverno coloca em forma todos os intelectuais venais nos estabelecimentos de ensino e estes se apressam, abstraindo a realidade, a concretude dos fatos, a apresentar teses “problematizando a desigualdade social como causa da violência”. Não lhes passa pela cabeça combater, erradicar a desigualdade social. Só na propaganda. E os fanáticos religiosos assim o crêem e propagam, insultando e esbravejando contra qualquer ser humano racional que questione a propaganda.

 

“A Pátria Educadora”

 

            O primeiro Ato do Governo após anunciar com fanfarras sua atenção para com a educação foi fazer uma nomeação política, não técnica, de um político da Base Alugada que mal sabe o significado de “Educação Pública”.

            Nem precisa, desde o início do desgoverno a Educação vem sendo sucateada, com as Escolas e Universidades Federais ficando ao nível da mera sobrevivência, frequentemente nem isso! Os recursos oriundos dos impostos dos brasileiros são desviados para pagar bolsas de estudo parciais em estabelecimento de ensino de idoneidade duvidosa que se multiplicam como praga à medida que os recursos a eles amealhados aumenta enquanto os destinados à Educação Pública e Gratuita de Qualidade decresce.

            Na juventude fui beneficiado por poder estudar no Melhor Estabelecimento de Ensino Técnico da América Latina, a Escola de Especialistas de Aeronáutica. Ali recebemos Educação de Qualidade, o Estado fornece o Uniforme, o Material Escolar e ainda provê uma ajuda de custo mensal considerável. Então, provado está que é possível fazê-lo. Que esse modelo seja trocado pelas “Parcerias Público Privadas” onde o Público entra com o dinheiro e a Privada com a péssima educação é um dos motivos do aumento gritante na falta de qualificação profissional de nossos compatriotas. Com o agravante cruel de o desgoverno culpabilizar na propaganda aqueles a quem não dá chances por não se capacitarem por conta própria!

            O governo paga mal aos professores, os professores que se prestam a receber salários aviltados crescem em despreparo e hoje em dia não é raro vermos um jovem concluir o Ensino Médio e ingressar na Universidade através desses programas-arapuca SEM SABER LER OU FAZER CONTAS!

            Neste, como em todos os outros pontos, o governo combate os males da realidade com a propaganda encontrando eco numa legião de petistas religiosos que só conseguem reproduzir os chavões e palavras de ordem do governo sem sequer pensar em analisar a realidade concreta do país em que vivemos!

             Em tempo: a entrada anunciada do filósofo burguês Renato Janine Ribeiro no Ministério da Educação em nada modifica esta análise. Troca-se seis por meia dúzia e fica tudo como está: mal, muito mal para a Educação Pública no Brasil.

Atualização em 19/05/2015 - um dos primeiros anúncios de Janine foram os cortes de verbas para a Educação. Seguiram-se cortes na Saúde. O PT as PRIVATIZOU, não nos iludamos.... A Quadrilha no Poder ABANDONOU os Órgãos Públicos quando deles não se apoderou para fins ilícitos e transfere vastos recursos extorquidos dos trabalhadores para Empresas Comerciais de Ensino e Saúde ao invés de, por exemplo, reforçar as Universidades e Hospitais Públicos aperfeiçoando-lhes a estrutura e particularmente valorizar salarialmente os profissionais que lidam com esse aspecto VITAL da Existência Humana no Mundo! E, pasme, AINDA há gente que acredite ser isso "um governo de esquerda". Cáspite!

 

 

“Ser contra o PT é ser contra a prioridade do Social no Encaminhamento Político”

Não serve nem como piada... Somos penalizados com altos impostos, vemos escandalizados a maneira excêntrica como o governo usa aqueles recursos e o quanto gasta mais com propaganda que com ações de gestão e governança.

Vemos os pobres ficando cada vez mais pobres e, numa jogada de marketing tão cruel quanto absurda serem promovidos a "classe média". Vemos os ricos ficarem cada dia mais ricos e o país parar por falta de incentivo ao trabalho. O Brasil – DE FATO – parou de crescer em Setembro de 2014 e não dá sinais de retomada. Os “remédios” apresentados para a “retomada do crescimento e combate à inflação” nos obrigam a pensar num cidadão raquítico, esquálido, sofrendo de anemia, a quem os arúspices (**) da economia nacional recomendam sempre “SANGRIA!”. Se o paciente sobrevive e volta a uma segunda consulta ainda mais fraco, nova SANGRIA é determinada. Não vejo como alguém possa melhorar assim... Na economia, para conter a inflação – implicitamente reconhecendo o seu regresso, que é do conhecimento de todos mas está fora do noticiário oficial – se praticam no Brasil as mais altas taxas de juros do mundo. Tornando o dinheiro – que deveria, numa sociedade civilizada, ser disponibilizado de graça à população, como o era antes que a década de setenta e oitenta do século passado entronizasse os banqueiros no comando da geração e circulação da moeda – mais caro, o país não consegue mais crescer. E a inflação, que é de custos e não de demanda, segue incontida dada a brutal ganância dos mercadores. Há pouco se tentou reduzir a carga tributária sobre os mercadores com a ilusão de que haveria um repasse para os consumidores; o que ocorreu foi um aumento na margem de lucro do mercador, e as altas seguem vertiginosas. A realidade foi lida de maneira errada e combatida como na propaganda. O resultado aí está: inflação crescente e crescimento negativo da economia. Isso não significa que o Brasil parou de produzir coisas, mas que está produzindo cada vez  menos quando, até pelo mero crescimento demográfico era de se esperar e desejar que crescesse muito mais, não menos!

A situação dos aposentados e pensionistas está abaixo de vexatória! Aqueles com mais idade - como minha mãe, que recebia 7 SETE salários mínimos quando meu pai morreu e hoje recebe apenas 1 UM – têm de se haver com despesas crescentes (com medicamentos, modificações no mobiliário e adaptações diversas) num quadro em que, além de seus proventos nominais diminuírem mês a mês, somos brindados com a propaganda de uma "inflação controlada" com os preços de tudo de que precisamos SEMPRE aumentando ACIMA DA INFLAÇÃO. No Brasil NINGUÉM, por mais rico que haja sido na juventude e idade adulta, tem o direito de envelhecer com dignidade e isso é muito triste. Para mim, para você, para o seu neto que, se não morrer jovem, ficará velho e será tratado com a mesma brutalidade a menos que se mudem as coisas...

A propaganda a favor dos criminosos que tomaram o poder se faz onipresente e já não nos iludimos de que os petistas religiosamente fanatizados serão, em algum momento, sensibilizados pela Voz da Razão, que abandonaram há tempos. Compreensível - embora injustificável - a posição dos que recebem dinheiro do Ministério das Comunicações para fazer propaganda do governo (vem à mente a Cristiana Lobo, da Rede Globo, vestida de vermelho e a dizer "a Dilma nunca foi tão Dilma!") compreensível, mas não justificável! Incompreensível é vermos gente que leva uma vida desgraçada PRECISAMENTE por causa do desgoverno a defendê-lo acriticamente, irracionalmente.

Aprendi com meus Irmãos de Farda a regatar meu respeito pela religião dos outros. Mas o Petismo Religioso não dá! Eu simplesmente não consigo nutrir o mais pálido respeito por algo que causa tanto mal a tanta gente.

 

 

“Nós combatemos a corrupção com mais severidade e ênfase, por isso aparece tanto no noticiário”

 

A coalizão PT/PCdoB/PSOL preconiza o maior escândalo de roubo de dinheiro público desde a existência das Primeiras Civilizações Humanas há mais de cinco mil anos na Babilônia e no Egito, mas insiste: a culpa é do FHC que fez privatizações “no limite da irresponsabilidade”. Então... Por que então a coligação governista, que conta com a maior base política que o dinheiro roubado aos cofres públicos pode comprar não desprivatizou nem reverteu em um milímetro os males que FHC e seus associados protagonizaram, tampouco denunciaram os crimes de que hoje o acusam de haver cometido há doze anos.  Ao assumir o poder; ao contrário, aprenderam e aprofundam os crimes que lhe atribuem como nunca antes na história desse país! Ou não é verdade que FHC tenha iniciado essa corrupção toda (o que acho difícil de acreditar) ou a coalizão PT/PCdoB/PSOL foi conivente – incorrendo ainda em Prevaricação – com o agravante de agudizá-lo a níveis até então inimagináveis. Somente o que já se levantou através da Operação Lava Jato do Ministério Público Federal, o que se roubou da Petrobrás supera 10 bilhões de reais em dados oficiais com provas colhidas em processo jurídico rigorosamente regular (suspeita-se de muitíssimo mais; o que foi provado e está registrado já nos permite constatar o que digo acima: batemos todos os recordes de corrupção em roubo de dinheiro público desde os primórdios da Civilização Ocidental!)

Prevaricação, segundo o Código Penal Brasileiro, em seu Artigo 319 constitui em "retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal" - DECRETO-LEI No 2.848, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1940
 

A coalizão PT/PCdoB/PSOL acusa os partidos da Base Alugada por serem os responsáveis por toda a incompetência dos ministros alugados. Mas... Quem os alugou? Com que dinheiro? Por que motivos? “Governabilidade”, dizem os mais crentes. Sei... Com a eleição consagradora de Lula em 2002 (e posse em 2003) teria o poder de romper com esse modelo de aluguel de parlamentares ao preço da corrupção e criar um sistema verdadeiramente republicano fundado na meritocracia e não no compadrio; por que preferiu o continuísmo piorado da Herança Maldita de FHC? Confira o que diz Sérgio Miranda em livro que o PCdoB, COM VERGONHA, removeu de sua página e eu, implicante, o Reproduzo aqui!

A coalizão PT/PCdoB/PSOL não combate a corrupção: a pratica e faz dela apologia! E em níveis sem paralelo na História Humana! Graças à atuação exemplar do Ministério Público Federal e da Polícia Federal está ocorrendo, sim, um grande combate à corrupção que, vale repetir, nunca foi tão grande!

E com um sério agravante!

 

O Brasil é o país que menos cresce na América, perdendo somente para o Haiti, país que, além de haver sofrido um terremoto, encontra-se sob ocupação de um Exército Estrangeiro

 

De ano a ano o Produto Interno Bruto cai tanto que, em 2014, para evitar a revelação do óbvio (O BRASIL PAROU!) os bruxos das estatísticas manipularam números de maneira ridícula apresentando um crescimento "de zero vírgula zero um por cento" que, segundo os meliantes, "nos tira da Recessão Técnica". Conversa fiada! O Brasil PAROU DE CRESCER e vem diminuindo desde setembro de 2014!

 

 

PSOL, reserva estratégica da Burguesia e do desgoverno em defesa dos banqueiros discursando para os trabalhadores

 

            Aquele Partido começou razoavelmente bem! Com gente do quilate de Heloísa Helena e Plínio de Arruda Sampaio dispostos a lutar na prática pelos interesses dos trabalhadores, contra os banqueiros. Na prática. E tentando encontrar alianças à esquerda que lhes tirassem do isolamento de serem um Partido de Cúpula, sem qualquer base em sindicatos ou organizações comunitárias.

Coerente em sua incoerência e Irracionalismo, Ivan Valente (PSOL - SP) - esse novo Demóstenes Torres do Congresso Nacional - discursa veemente afirmando ser "radicalmente" contrário ao mero conceito de "Superávit Primário" - um belo discurso, sem dúvida! - e segue: "por isso o PSOL vota SIM ao Superávit Primário proposto pela Presidenta Dilma!" - E AINDA conta com uma legião de seguidores ingênuos ou tão malévolos quanto ele!

            Com o passar do tempo, o falecimento de Plínio de Arruda Sampaio, o violento aporte de recursos do governo na campanha de Collor de Mello contra Heloísa Helena em Alagoas e o ingresso dos “descontentes” do PT que se filiaram ao PSOL na undécima hora em 2005 para que não ficassem sem legenda começou a degeneração do PSOL: Chico Alencar é o único que ainda se ilude e é coerente com seu discurso – se continuar assim será expulso do Partido, que optou por seguir discursando contra o governo e votando a favor dele “na falta de melhor alternativa”. O estilo é conhecido. Demóstenes Torres, o famoso Senador que fazia oposição verbal ao PT e o apoiava na surdina foi desmascarado e CASSADO do Senado em julho de 2012. Os Senadores e Deputados do PSOL (com talvez uma exceção) seguem o mesmo roteiro: discursam violenta e virulentamente contra o governo votando a favor e ajudando em todos os seus descaminhos. Como nossa gente é pouco informada, não surpreenderá se o PT perder o prestígio e o PSOL, com toda a sua atuação a favor do Grande Capital Financeiro – e discurso sempre a ele contrário, naturalmente – se apresentará como a alternativa “de esquerda” a um PT que se já não perdeu está próximo de perder toda a credibilidade dos brasileiros que com ele se iludiam. Se conduzidos ao centro do poder (hoje estão somente na periferia) não há dúvida de que seguirão, linha por linha, os ditames da Ata da Reunião Conjunta FMI/Banco Mundial no dia 11 de outubro de 2014

 

 

 

"Não Mexemos nos Direitos Trabalhistas Nem que a Vaca Tussa!"

            Populismo rasteiro. Só aos incautos de costume esse discurso ainda comove; muito em particular os limitados pelo que Georg Lukács, em História e Consciência de Classe chama de "Limite na Consciência Possível": aqueles que, apesar de tudo, ainda conseguem sobreviver com alguma dignidade, alguma renda, que ainda conseguem manter casa própria e fazer pelo menos duas refeições ao dia ("minorias muy minoritárias", como dizia Eduardo Galeano) e que, por idissincrasias pessoais consideram esses cafagestes, de alguma forma "de esquerda", acreditam que eles "estão melhorando a vida dos mais pobres" e se recusam em optar por alternativas "para que a direita não volte ao poder". Como assim? Há alguma coisa mais à direita que essa no Poder há treze anos? Não. Isso os burgueses "de esquerda" não admitem! Melhor que o Crime Organizado travestido e discursando lindamente siga desgovernando a entregar o Governo para a direita tradicional e assumida. O FMI aplaude e concorda: engambelar o povo é mais fácil com um grupo de gente confiável aos Banqueiros e Apostadores na Bolsa, que o seja também aos que se consideram (e sinceramente, por irônico que pareça, não vai ironia aqui!) "de esquerda"!

A maior Prioridade, nesse instante, com tudo o que vem acontecendo, é o Resgate de Valores Morais que o povo brasileiro, após mais de doze anos de desmandos, se esqueceu até do significado! Coisas como Honra, Decência, Generosidade, Respeito, Honestidade, solidariedade, Cortesia, Cavalheirismo, Paciência, Bondade, Educação, Dignidade, Modéstia...

 

E a "Oposição"? Que Papelão...

          Há muito percebemos que o PSDB não consegue ou não tem interesse em fazer Oposição como se deve. Quem de nós não ficou CHOCADO ao ver o até então impoluto e corretíssimo Senador Álvaro Dias a ciceronear o Petista Luiz Edson Fachin na dócil sabatina para o STF a que o Senado, por força de Lei, o submeteu...

          A crise de identidade das oposições de direita assumida é compreensível: nada fariam de diferente em termos de encaminhamento econômico. Talvez fossem mais discretos, nomeassem algumas pessoas-chave com Notório Saber ao invés de lotear politicamente todos os ministérios e houvesse menos escândalos, mas o povão mesmo seguiria nessa ladeira abaixo, como há mais de uma década. Não nos esqueçamos que FHC se comprometeu e enfiou o Brasil na Globalização, nas privatizações, na apropriação privada (empresarial, no caso tucano; pessoal, no caso petista) do Órgãos Públicos. As diferenças são tão tênues que a Oposição está mesmo desbussolada...

PT deveria ter o Registro do Partido cassado há tempos!

          Segundo as normas da Legislação Eleitoral em vigor, "terá o Registro Cassado o Partido Político que receber recursos do Exterior" - e uma das primeiras declarações de Duda Mendonça na CPI do Mensalão foi justamente o recebimento de seus proventos como marqueteiro do PT MESES APÓS A ELEIÇÃO E ATRAVÉS DE PARAÍSOS FISCAIS DO CARIBE! Com a Lei - ironicamente promulgada por Dilma Rousseff e corretamente, em momentos de calamidade como ocorreu na Itália durante o combate à Máfia fora da lei - alcunhada de "Delação Premiada", Marcos Valério, um dos operadores financeiros do Mensalão confessa que o PT recebeu, por seu intermédio, recursos da Portugal Telecom.

           O que, aliás, é bobagem. Se o Registro do Partido for cassado, toda a criminalidade a ele ligada pode fundar um outro ou se abrigar debaixo do guarda-chuva do PSOL. E com manchetes tonitruantes, anunciando "um partido novo, para representar os interesses dos trabalhadores, coisa e tal".... Após treze anos de propaganda e imbecilização nada mais nos supreende...

 

 

“Nós somos contra a volta da censura aos meios de comunicação, somos pela liberdade de imprensa”

 

A coalizão PT/PCdoB/PSOL não admite o contraditório nem a réplica. Prega contra o ódio em discursos furiosos sobre “nós e eles” enquanto a oposição fala de Paz e União Nacional. Em nenhum instante se divulgou qualquer mensagem de opositores “pregando o ódio”. São abundantes, contudo, as pregações religiosas em que Lula da Silva vocifera furibundo contra “as oposições que nos odeiam e só sabem falar de ódio”.

Examinemos brevemente um (apenas um, mais que isso é torturar demais o eventual leitor...) discurso a seus seguidores religiosos no Nordeste ali pelo dia 21 de outubro passado; nele, Lula compara tucanos a nazistas e a Herodes: "parece que estão agredindo a gente como os nazistas agrediam no tempo da 2ª Guerra Mundial"; compara ainda seus adversários a Herodes, rei que mandou matar Jesus Cristo quando este ainda era um bebê: "...são mais intolerantes que Herodes que mandou matar Jesus Cristo quando ele nasceu com medo de ele virar o homem que virou....” A título de contraponto, o discurso oponente falava em Honra, Decência, Dignidade, Respeito... Onde está o discurso raivoso e onde está a Busca pela Moral e pela Razão?

A coalizão PT/PCdoB/PSOL convoca o MST, a CUT e todos os trabalhadores ligados àquelas entidades que vêm sendo lesados há anos pelos que os desgovernam a se manifestar nas ruas e forçar a cassação da concessão à Rede Globo de Televisão. Pessoalmente não gosto da Globo e precisamente porque eles apoiam o governo! Sem o dinheiro que lhes chega generosa e cotidianamente do BNDES e os salários pagos sub-repticiamente aos jornalistas áulicos através do Ministério das Comunicações a Globo teria dificuldades em sequer se manter! Não gosto da Globo. Gosto menos ainda dessa Censura que a coalizão PT/PCdoB/PSOL está pregando. E são reincidentes! Lembra-se do projeto de criação da ANCINAV? Dos “conselhos populares” a serem criados e dirigidos por membros da base alugada pelo governo com a finalidade de regular as comunicações através de rádio, jornal, televisão, telefone e Internet?

A coalizão PT/PCdoB/PSOL sempre protestou nas ruas contra os governos a que se opôs: “Fora Sarney!”; “Fora Collor!”; “Fora FHC!” O Povo Brasileiro finalmente desperto do marasmo, curando-se de um petismo religioso (de uma forma política que havia abandonado a Razão e ainda acreditava ser “de Esquerda” o governo corrupto dos banqueiros que compra alianças em troca de dinheiro roubado do Povo); do medo pânico plantado nos corações dos clientes do governo, aterrorizados a “votar no PT ou perder as esmolas governamentais”. INSISTO: aquela gente deveria, na pior das hipóteses, ser cliente do Estado, não do Governo; na MELHOR, deveria ter emprego e salário dignos! O Povo Brasileiro, enfim, ergue-se hoje e brada, sem liderança distinguível ou centralizada, num movimento NACIONAL de profunda indignação: “FORA DILMA!” A Ditadura Fascista do PT retruca: “Fora Dilma é Golpe!”

Clique abaixo para ver Imagens das Manifestações Contra a Corrupção e a Carestia em todo o Brasil no dia 15 de Março de 2015

Brasília, 15 de Março de 2015http://www.culturabrasil.org/ditadura_fascista_do_pt.htm

Posted by Curvêlo Lázaro Chaves on Tuesday, March 17, 2015

Lázaro Curvêlo Chaves – 30/03/2015

Atualizado a 19/05/2015

 

(*) Depois chegaram os vociferantes, com a boca cheia de jactância e de proezas salivares – Pablo Neruda

(**) Arúspices: sacerdotes romanos que faziam predições acerca do futuro com base na leitura do estado do fígado de um galo sacrificado

 

Leia Ainda

 

Símbolos do Brasil

Pela Transparência Total no Uso do Dinheiro Público - Lázaro Curvêlo Chaves – 21/05/2014 - Revisado a 04/12/2014

Educação para a Redenção (Uma proposta educacional Libertária!)

O Que Esperar da Economia em 2015 - 19/01/2015

Vozes contra a Globalizacão - um outro mundo é possível

De como o PT se transformou num partido de ideologia fascista e comportamento fisiológico

Um País Partido - 2014 - A Eleição Mais Suja da História - Marco Antonio Villa

Falsa Esquerda Alimenta o Anticomunismo

Da Herança Maldita de FHC à Era da Traição de Lula da Silva

Como votaram os Senhores (E SENHORAS!) Parlamentares na trágica noite de 13/05/2015 a MEDIDA PROVISÓRIA Nº 664, QUE SUPRIME E LIMITA UMA SÉRIE DE DIREITOS CONQUISTADOS PELAS LUTAS DOS TRABALHADORES E ESTÁ EM VIGOR DESDE SUA TRAIÇOEIRA PUBLICAÇÃO A 30 DE DEZEMBRO DE 2014

Como votaram os Senhores (E SENHORAS!) Parlamentares na trágica noite de 13/05/2015 a MEDIDA PROVISÓRIA Nº 665, QUE SUPRIME E LIMITA UMA SÉRIE DE DIREITOS CONQUISTADOS PELAS LUTAS DOS TRABALHADORES E ESTÁ EM VIGOR DESDE SUA TRAIÇOEIRA PUBLICAÇÃO A 30 DE DEZEMBRO DE 2014

Apontamentos para a História do Brasil; 1ª Parte: da Posse de Lula da Silva ao Escândalo do Mensalão, incluindo o "Troféu Berzoíni de Crueldade"

Apontamentos para a História do Brasil; 2ª Parte: em elaboração (Vampiros, Sanguessugas, Queda de Ministros Corruptos, mais denúncias de corrupção, incúria e incompetência...)

Apontamentos para a História do Brasil; 3ª Parte: queda de ministros corruptos no Terceiro Mandato Lula da Silva - exercido através de Dilma Rousseff, com uma exceção que confirma a regra

Década Perdida – Dez Anos de PT no Poder – Marco Antonio Villa (Uma Resenha)

O Sequestro da América - Título Original: “Predator Nation: Corporate Criminals, Political Corruption, and the Hijacking of America” – Charles Ferguson (uma resenha)

Ballad of The Globalized - Lazaro Curvelo Chaves

Um Exemplo

Aprendendo a Pensar Criticamente – Notas sobre Metodologia Científica

O Que é Sociologia? Uma Nova Abordagem

 

Georg Lukács foi o primeiro a escrever sobre o que acontece quando se governa para os banqueiros proclamando-se fazê-lo "para os trabalhadores" em meados da década de 30 do século passado. Culminou seus estudos com o Trabalho que, em português, levaria um título como "A Destruição da Razão" - Notas sobre o Irracionalismo do PARTIDO nacional socialista DOS TRABALHADORES alemães". Não será possível trazer de volta à Razão os crentes fanatizados no PT e seus irracionalismos múltiplos. Quem aderiu - e segue na onda - faz tempo abriu mão do uso de suas faculdades Racionais e opera em outro diapasão... :(

Difícil Confessar: cada dia me recordo com maior saudosismo de um tempo feliz e da Camaradagem em que vivi boa parte de minha vida, quando havia mais oportunidades a todos e a Nação - a despeito do inegável e quiçá injustificável autoritarismo - se vivia MUITO MELHOR DO QUE HOJE...

Preparantivos para o Desfile de Sete de Setembro de 1978. Nossa Leitura Matinal Reza:"À PÁTRIA TUDO SE DEVE DAR, À PÁTRIA NADA SE DEVE PEDIR, NEM MESMO COMPREENSÃO"Siqueira Campos 1922

Posted by Curvêlo Lázaro Chaves on Friday, January 23, 2015

Mais dicas de Leituras Interessantes

 

Um País Partido - 2014 - A Eleição Mais Suja da História do Brasil - Marco Antonio Villa

A Década Perdida - Dez Anos de PT no Poder - Marco Antonio Villa

Mensalão - O Julgamento do maior caso de corrupção da História Política do Brasil - Marco Antonio Villa

A Esperança Estilhaçada - Augusto Nunes

A Esperança Estilhaçada - Augusto Nunes

 

Armadilha Neoliberal - James Petras

Brasil e Lula Ano Zero - James Petras

O Sequestro da América: Corporações Criminosas, Corrupção Política e o Sequestro da América - Charles H. Ferguson

Trabalho Interno (Inside Job) - Awarded Documentary by Charles Ferguson

Para Entender o Poder - O Melhor de Noam Chomsky 

A Situação da Classe Trabalhadora na Inglaterra - Friedrich Engels

 

Tudo o Que é Sólido Desmancha no Ar - Marshall Berman

 

Da Revolução Industrial Inglesa ao Imperialismo - Eric Hobsbawm

 

O Julgamento de Sócrates - Isidore Feinstein Stone

Introdução à Lógica - Irving M. Copi

A Cidade do Sol - Tomaso Campanella

 

A República de Platão

 

Utopia - Thomas More

 

Walden II - Uma Sociedade do Futuro - Burrhus Frederic (B. F.) Skinner

 

História e Consciência de Classe - Georg Lucáks

Era dos Extremos - Eric Hobsbawm

 

O Capital, Karl Marx - Livro 1 - Processo de Produção do Capital

 

A Propriedade é um Roubo! - Pierre-Joseph Proudhon

 

Manifesto Comunista - Marx e Engels

 

Mikhail Bakunin - Textos Anarquistas

 

Operation Paperclip: The Secret Intelligence Program that Brought Nazi Scientists to America
Annie Jacobsen

Discurso da Servidão Voluntária - Etienne de La Boétie

A Corporação - Mark Achbar (DVD em Inglês, com legendas em Português)

A Corporação: a busca patológica por lucro e poder - Mark Achber - Livro

Nação Sequestradaredada: Corporações Criminosas, Corrupção Política e o Sequestro da América - Charles H. Ferguson

 

     

 

 
 
Copyleft © LCC Publicações Eletrônicas Todo o conteúdo desta página pode ser copiado e divulgado para fins não comerciais. É educado sempre citar a fonte... Contato: https://www.facebook.com/lazaro.chaves